sábado, 1 de maio de 2010

@AlejandroSanz volta ao começo com Paraíso Express

Alejandro Sanz volta ao começo com Paraíso Express

 

Seja questão de marketing ou não, o certo é que Alejandro Sanz assegura haver encontrado seu paraíso em seu novo disco, que chega 20 anos depois do início de sua carreira musical y quando o artista espanhol cumpriu os 41.

 

Paraíso Express, que saiu à venda na Espanha, América Latina e Estados Unidos, é seu oitavo trabalho de estúdio e supõe uma volta aos seus princípios, um regresso no qual não esquece o que aprendeu pelo caminho.

"Acredito que recuperou-se o espírito dos primeiros discos", assegurou.

 

Alejandro Sanz em Madri, fez uma concorrida apresentação do seu novo trabalho, na qual o número de fãs presentes parecia se igualar ao de jornalistas, se não inclusive superá-lo. A expectativa era máxima tendo em conta que Sanz levava três anos afastado dos estúdios, desde El tren de los momentos (2006), que viu a luz em uma fase dura da vida do músico madrilenho. "Confio muito nesse disco. Estou muito emocionado", assegurou. "Acredito que aqui começa uma nova etapa".

 

Dez canções, incluindo a música Looking for Paradise, o dueto em inglês e espanhol com a novaiorquina Alicia Keys que se converteu em um sucesso na Espanha e no outro lado do Atlântico, forma um trabalho mais rítmico, em que se deixou de lado os arranjos latinos e flamencos.

 

Mas como admitiu o cantor, que cresceu escutando Paco de Lucía o Camarón, é impossível afastar completamente a veia flamenca. "Eu respiro como respiram os flamencos", disse, e em Paraíso Express se continua percebendo, e muito, na hora de cantar. "Queria recuperar os arranjos mais pop e deixar que o flamenco o pusesse minha voz".

 

O encarregado de produzí-lo foi o portoriquenho Tommy Torres, que anteriormente compôs e produziu para artistas como Paulina Rubio, grande amiga de Sanz, ou Ricardo Arjona, e quem faz não muito conseguiu o número 1 internacional com Tu recuerdo, canção interpretada por Ricky Martin e Chambao. As mixagens ficaram a cargo de Bob Clearmountain, o engenheiro responsável de alguns dos melhores discos de The Rolling Stones, Bruce Springsteen ou Paul McCartney.

 

Compositor além de cantor, Sanz segue buscando nesse disco a temática do amor - não poderia ser de outra maneira-, tanto no enamoramento como no desamor (Desde cuando, Tú no tienes la culpa, Nuestro amor será leyenda).

Mas também fala do passar do tempo (Mi Peter Punk), da importância de recapacitar (Yo hice llorar hasta a los ángeles) y das circunstâncias complicadas da vida (Lola Soledad). Ainda que insiste, isso sim, em que este trabalho não fala dele. "Não trato de ser autobiográfico", explicou. "Não trato de contar minha vida, mas sim as atitudes humanas".

 

De momento é rápido para saber qual foi sua fonte de inspiração. Disse que as fontes das que bebe em cada disco as reconhece anos depois. Compôs temas de alegria e otimismo e os dedica a todo seu público: ao mais antigo, que se apaixonou desde o início da sua carreira por temas como Se le apagó la luz e Pisando fuerte e já era incondicional quando chegou Corazón partío, e as novas gerações.

 

Ganhador de 17 Prêmios Grammy, dois deles da academia norteamericana, Sanz continua vendo a si mesmo como "um que monta andaimes" no mundo da indústria musical, no qual as estratégias para vender discos se deixa a outros.

 

Ainda que com motivo de Paraíso Express não duvida em tirar do bolso seu celular para fazer fotos de seguidores- seguidoras a maioria das presentes- e jornalistas e logo colocá-las em sua página web. "Prometi aos meus fãs". Desde essa página, e de cara a seu novo disco, se levou a frente uma nova estratégia de comunicação que começou já vários meses antes de seu lançamento e na que Sanz não duvidou em se envolver pessoalmente e contar com amigos como Shakira, Juanes o Rafa Nadal para ir dosificando pistas sobre este trabalho.

 

De momento, as 7.000 entradas para vê-lo interpretar os temas de Paraíso Express em oito atuaçõess em um teatro de la Gran Vía madrilenha se esgotaram em meia hora no dia em que foram à venda, deixando com as mãos vazias muitos seguidores. Mas Sanz, fixado em Miami há dez anos, prometeu regressar a Madri, sua cidade, para o próximo mês de maio e subir com Paraíso Express ao cenário mais multitudinário da Plaza de Toros de Las Ventas.




Quer transformar suas fotos em emoticons para o Messenger? Clique aqui e veja como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário