Com palco virtual e ensaios, CHV se prepara para seu primeiro Festival de Viña
Foram necessárias 300 horas para colocar os módulos de LED que medem 2.400 metros para o palco da Quinta Vergara.
por Victoria Olmos
A oito dias do início da 52ª edição do Festival de Viña del Mar, Chilevisión procura surpreender com o palco da Quinta Vergara, na primeira entrega do concurso sob sua organização. O evento, que será apresentado por Rafael Araneda e Eva Gómez a partir de segunda-feira, 21 de fevereiro, usará tecnologia de ponta que sincroniza áudio, iluminação e visual. Uma montagem que demorou mais de 300 horas para ser realizada, já que foram utilizados mais de 2.400 metros de LED.
"A Quinta Vergara terá um palco virtual que nos dará a possibilidade de ter todos os dias um cenário diferente", explica o produtor executivo do Festival de Viña del Mar, Eduardo Cabezas. Com isso, diz, o objetivo é que o público, tanto ao vivo como o telespectador, sinta que a cada dia há um ambiente diferente. "Porque o que costuma acontecer é que no terceiro dia as pessoas sintam que o Festival já acabou, e que só mudam os artistas. A intenção não é essa. Utilizamos muita tecnologia para isso", acrescenta.
Por sua vez, o diretor de iluminação do evento, o espanhol Luis Pastor – que trabalha com o cantor Alejandro Sanz –, diz que quer surpreender com seu trabalho. E destaca que "aqui o público terá a sensação de ver um projeto cenográfico enorme que sai da caixa cênica da Quinta Vergara, chegando a várias fileiras do público. Vamos colocar as pessoas em um cenário com paisagens, com umas luzes que simulem o céu, com tons vermelhos e vídeos mais agressivos. Queremos chamar a atenção do público". Além disso, Pastor adianta que durante o show de Alejandro Sanz, será utilizada uma tecnologia que conseguirá um efeito similar ao 3-D.
O palco ainda não está totalmente terminado, e por esses dias CHV trabalha nos detalhes. Na quinta-feira os apresentadores do concurso poderão marcar suas posições na Quinta, já que eles têm agendada uma visita técnica ao local. Por isso o ensaio geral de Araneda e Gómez não será antes do próximo sábado ou domingo. Eduardo Cabezas diz que nesse dia haverá "uma simulação do Festival, com apresentação, abertura, orquestra e tudo o mais. Uma simulação em tempo real, que começa às 22:00, como se estivéssemos no ar. A única coisa que ficará de fora é quando os artistas se apresentam, aí deixamos o espaço vazio e logo depois continuamos com o show".
Araneda, que está de férias até hoje, conta que ainda não visitou a Quinta, que só ensaiou no estúdio, e que se não foi é porque "quero estar no cenário que vamos usar, com o que vamos ver, com os tamanhos, dimensões, telões e movimentos de plataformas". Eva Gómez, no entanto, fez o contrário: uma fonte próxima conta que ela, sim, foi ao local com sua mãe, em dezembro, dias antes de se casar. "E foi um momento bem emocionante para ela", conta.
A agenda dos realizadores do Festival não esteve isenta de complicações. Alex Hernández (Yingo), diretor de TV do evento, ainda se recupera de uma cirurgia da vesícula, feita no dia 30 de janeiro, situação que obrigou a emissora Turner Broadcasting System LA a procurar alguém que o substituísse. Juan Pablo González, diretor dos extraordinários Fiebre de baile e Talento chileno, assumiu essa função, que começou a preparar há dez dias. O profissional tem experiência no concurso: já esteve sete vezes à frente do evento, cinco vezes em Mega e duas no Canal 13, e ontem chegava a Viña del Mar para se juntar à equipe. E amanhã com os apresentadores. Segundo conta uma fonte do canal, ele foi fiel ao seu estilo rigoroso: "Revisei e chequei tudo, desde os libretos até a comunicação com os apresentadores. E, além disso, foram feitas constantes viagens a Viña para revisar o cenário. Inclusive, já foram feitas algumas mudanças, ainda que sutis, porque a maior parte do trabalho já estava feita".
O caminho dos apresentadores
Amanhã os apresentadores voltarão a se reunir em um almoço programado com a equipe do Festival. Gómez e Araneda não se veem desde a terceira semana de janeiro, data em que ambos saíram de férias, sendo assim, este será o seu reencontro, embora eles mantivessem contato por telefone.
Nenhum dos dois se descuidou de sua preparação nesses dias. Eva Gómez conta que teve aulas de desenvoltura cênica com Claudia Berger e de fonoaudiologia com Ricardo Alvarez, "com quem trabalhei a voz, porque há alguns anos tive que operar uns nódulos nas cordas vocais e não quero ficar sem voz no segundo dia". Por sua vez, Araneda comenta que nesses dias esteve focando suas energias no esporte. "Eu me preparei especialmente para estar com boa capacidade e resistência física, para não me cansar, não ter sono nas madrugadas que fazem parte do Festival, porque as pessoas com sono ficam mais irritadas." E acrescenta que também, durante as últimas semanas, teve tempo de se reunir com os fãs de alguns artistas, "para conhecê-los mais".
Na primeira quinzena de janeiro, tanto Gómez como Araneda tiveram uma intensa jornada de ensaios, simulando estar no palco da Quinta: estiveram três vezes por semana, das 16:00 às 20:00, na academia de Maitén Montenegro, sob a direção de Alex Hernández. A apresentadora conta que "foram ensaios de situações, nos colocavam em um minipalco, enquanto falávamos nos lançavam luzes, cortinas musicais, gritos, gafes, tudo para testar a voz. Por exemplo, eu ia de salto, para ver como era ficar parada ali tanto tempo sobre vários centímetros. No fundo era uma prévia para termos uma idéia aos poucos".
Referente à possibilidade de que ambos participem de algum show, deixando de lado a condução do evento, Gómez diz que não, mas não descarta a possibilidade se algo aparecer. No entanto, Araneda adianta que "alguns humoristas pediram reuniões para ver se eu os acompanho na sua rotina. Estou feliz".
Tradução e revisão : Naomi Yokoyama (ClubSanzBrasil)
http://www.clubsanzbrasil.com/
http://twitter.com/clubsanzbrasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário